sexta-feira, 13 de maio de 2022

                      Significado de Ezequiel 44

Significado de Ezequiel 44


44.1-3 — A porta do santuário exterior é a porta oriental do átrio externo (Ez 40.6-16;43.1) que deveria permanecer fechada. A porta oriental conhecida atualmente como Porta Dourada foi construída vários séculos antes de Cristo. Hoje, está encerrada numa parede, de acordo com uma tradição islâmica. A identidade do príncipe mencionado neste trecho é desconhecida. O termo em hebraico nem sempre diz respeito a um rei ou membro da realeza (Gn 23.6). Não é o Messias, porque Ezequiel 45.22 indica que esse líder deveria apresentar oferta pelo pecado em favor de si próprio. Pode ser um dos sacerdotes filhos de Zadoque (v. 15,16). 

44.4-9 — Ezequiel teve outra visão surpreendente da glória de Deus que o levou a curvar-se em adoração (Ez 1.28—2.1). Deus exigiu que Seu povo renovado seguisse Suas determinações com precisão. Ele enfatizou a necessidade de santidade e justiça, principalmente à luz das abominações passadas para com as regras que estabeleciam quem deveria entrar no santuário do templo De maneira específica, o povo havia permitido que estranhos que não davam provas de sua fidelidade a Deus servissem no santuário (Js 9.23-27; Ed 8.20): essas pessoas eram incircuncisos de coração e incircuncisos de carne. Isso consistia numa desobediência às ordenanças do Senhor (Êx 19.8; Lv 26.41; Nm 3.10; Dt 10.16;30.6; Ne 13.8; Jr 4-4;9.25), mas estava em conformidade com as práticas de religiões pagãs estrangeiras, que o povo de Deus tinha sido proibido de imitar (Êx 34.12; Dt 18.9; compare Rm 12.1,2). 

44.10 — Veja Levítico 21 e 22 para conferir uma descrição dos deveres dos levitas. Infelizmente, durante a história de Israel, eles não obedeceram às ordenanças que Moisés lhes havia entregado e até mesmo estimularam a idolatria (compare cap. 18; 14-1-11; Dt 33.8-11; Jz 17— 19). 

4.11-14 — Deus explica a Ezequiel por que os levitas seriam limitados a determinados tipos de serviço no templo. Eles (com exceção dos filhos de Zadoque, v. 15) não podiam ser sacerdotes, mas podiam atuar como ministros (servos ou auxiliares). Não podiam servir no átrio interno ou no templo, onde estavam as coisas sagradas,mas podiam supervisionar as atividades gerais no complexo do templo. 

44.15,16 — Os sacerdotes levíticos, os filhos de Zadoque, eram descendentes do sacerdote Zadoque, da linhagem levítica, que permaneceram fiéis quando os demais se afastaram de Deus (1 Sm 2.27-36; 2 Sm 8.17; 15.24-29; 1 Rs 2.26-35; 1 Cr 6.7,8,50-53). Embora a salvação nunca possa ser alcançada pelas obras (Rm 3;4; G1 2;3; Ef 2.8,9), Deus recompensa a fidelidade e a justiça. Ele recompensou os sacerdotes e levitas fiéis com a oportunidade de ministrarem perante Ele. A responsabilidade e o reconhecimento têm de ser merecidos, mas nunca exigidos (1 Sm 26.23; Mt 5.12;25.21-23; Ap 2.10). Novamente há uma ênfase sobre a santidade e a justiça. Os filhos de Zadoque foram honrados por sua obediência. A mesa não é identificada, mas pode ser semelhante ao altar de madeira de Ezequiel 41-22. 
44.17-19 — Estes versículos falam da santidade como vestiduras de linho (Ez 42.14; Ex 28.42;29.37;30.29; Lv 6.11,27; 16.4;21.10; Ag 2.12). As coisas comuns deviam ser mantidas separadas das coisas consagradas. 
44.20-22 — Estes versículos falam da santidade no comportamento. Essas determinações davam continuidade às práticas já prescritas na Lei de Moisés (Lv 10.6,9;21.1-6,7,10,14). Seu objetivo era auxiliar os sacerdotes a não se conformarem com os rituais religiosos imorais e idólatras, bem como com a conduta imprópria das nações pagãs. Os sacerdotes, nessa época e posteriormente, tinham a responsabilidade de servir de modelo e preservar os padrões mais elevados de moral, autocontrole, autonegação, disciplina e obediência à vontade de Deus. Na cultura israelita, raspar a cabeça indicava luto (Ez 7.16-19), e deixar o cabelo crescer podia significar que a pessoa estava fazendo um voto especial (às vezes com a abstinência total ou parcial do vinho; Nm 6.3,4). O propósito desses procedimentos era a evidente separação do sacerdote do restante da sociedade. 

44.23,24 — A meu povo ensinarão. Os sacerdotes deviam demonstrar verbal e visualmente ao povo como distinguir entre as coisas santas e as profanas. Além disso, tinham de atuar como juízes em disputas e discussões (Ez 22.26; Lv 10.10,11;11.47; Dt 17.9;19.7;21.5;33.10). 

44.25-27 — Este trecho trata da santidade com relação à morte entre o povo (Lv 21.1 -3; Nm 19.11-19; Ag 2.13). O contato com um cadáver era proibido, porém uma exceção parcial foi estabelecida para parentes de primeiro grau. O ato deixava a pessoa impura por certo tempo. A preocupação de Deus com a pureza na prática e nos procedimentos é demonstrada no fato de o sacerdote se submeter a um rito de purificação e, então, apresentar uma oferta pelo pecado por si mesmo. Ele deveria declarar publicamente sua impureza e purificar-se, embora o que houvesse feito não fosse proibido. As circunstâncias que permitiam a uma pessoa tocar um cadáver não anulavam as consequências do ato de acordo com a Lei. Deus estava, assim, preservando a santidade de Seu templo e Seus estatutos.

44.28-31 — Estes versículos falam da santidade com respeito às provisões do sacerdote (Lv 17.5;22.8; Nm 18.10-13,20,23,24; Dt 10.9;14.21; Ml 3.8-12). Ao declarar eu serei a sua herança, Deus estava afirmando que seria a possessão dos sacerdotes em todos os sentidos; eles não herdavam propriedades nem cidades. A coisa consagrada (Lv 27.21,28; Nm 18.14; Jz 11.29-40) era algo santo e irrevogavelmente dedicado a Deus como uma oferta sacrificial. A pessoa que levava ao templo a oferta era abençoada por seu ato (At 20.35). As leis de Deus são governadas por Seu amor e Sua bondade, e nos foram entregues como diretrizes para uma vida santa e saudável (Jo 10.10). O Senhor é verdadeiro e digno de confiança; Seus códigos de conduta são bênçãos e não um fardo (Mt 1.28-30). Podemos segui-los com fé por causa do caráter de Deus, que nos foi revelado, embora os motivos específicos para Seus mandamentos não sejam descritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário