3:21 Lucas enfatiza a natureza humana de Jesus. Jesus nasceu de pais humildes, um nascimento sem aviso prévio, exceto para pastores e estrangeiros. Este batismo registrado aqui foi a primeira declaração pública do ministério de Jesus. Em vez de ir a Jerusalém e se identificar com os líderes religiosos estabelecidos, Jesus foi a um rio e se identificou com aqueles que estavam se arrependendo do pecado. Quando Jesus, aos 12 anos, visitou o Templo, ele entendeu sua missão (2:49). Dezoito anos depois, em seu batismo, ele começou a cumpri-lo. E enquanto Jesus orava, Deus falou e confirmou sua decisão de agir. Deus estava entrando na história humana por meio de Jesus o Cristo.
Lucas 3: 21-22 . Quando todas as pessoas foram batizadas – Se refletirmos sobre o número de pessoas que seguiram João, e foram batizadas por ele, e o respeito que elas expressaram por ele antes e depois de sua morte, e ainda assim que nenhuma seita foi produzida em conseqüência de tal crença e batismo, proporcionará um argumento muito bom em favor do poder superior, dignidade, caráter e ofício de Jesus. Jesus, orando, o céu foi aberto – É observável que as três vozes do céu (ver Lucas 9:29 ; Lucas 9:35 ; João 12:28 ) pelas quais o Pai prestou testemunho de Cristo, foram pronunciadas, seja enquanto ele estava rezando, ou rapidamente depois disso. Tu és o meu Filho amado, etc. – Ver nota em Mateus 3: 16-17 .
3:21, 22 Os teólogos há muito se preocupam com o fato de Jesus ter se permitido ser batizado por João. Afinal, esse batismo era para pecadores. Por que, então, Jesus fez isso? Ele fez isso porque ele é Deus e humano - ele se submeteu ao batismo e até à morte como só um humano poderia; ele viveu uma vida sem pecado e ressuscitou dos mortos como só Deus poderia fazer. Este batismo de João no rio Jordão foi mais um passo em sua identificação conosco, pessoas pecadoras; e a chegada da pomba significa a aprovação de Deus. Agora Jesus iria começar oficialmente seu ministério como o Filho amado de Deus caminhando pelas estradas empoeiradas de Israel. Quando você estiver ferido, deprimido ou quebrado, lembre-se: você tem um Salvador que entende sua humanidade. Quando você pecar, lembre-se: Ele pagou o preço pela sua desobediência.
3:21, 22 Este é um dos vários lugares nas Escrituras onde todos os membros da Trindade são mencionados - Pai, Filho e Espírito Santo. Nas palavras tradicionais da igreja, o Deus único existe em três pessoas, mas uma substância, co-eterna e co-igual. Nenhuma explicação pode retratar adequadamente o poder e a complexidade desse relacionamento único. Não há analogias perfeitas na natureza porque não há outro relacionamento como a Trindade.
3:23 Imagine o Salvador do mundo trabalhando em uma carpintaria de uma pequena cidade até os 30 anos! Parece incrível que Jesus teria ficado contente em permanecer em Nazaré todo esse tempo, mas ele confiou pacientemente no tempo de seu Pai para sua vida e ministério. Trinta era a idade prescrita para os sacerdotes começarem seu ministério (Números 4:3). José tinha 30 anos quando começou a servir ao rei do Egito (Gênesis 41:46), e Davi tinha 30 anos quando começou a reinar sobre Judá (2 Samuel 5:4). A idade de 30 anos, então, foi uma boa época para começar uma importante tarefa na cultura judaica. Como Jesus, precisamos resistir à tentação de pular antes de receber a direção do Espírito. Você está esperando e se perguntando qual deve ser seu próximo passo? Não pule à frente - confie no tempo de Deus.
3:23-38 A genealogia de Mateus remonta a Abraão e mostra que Jesus era parente de todos os judeus (Mateus 1). A genealogia de Lucas remonta a Adão, mostrando que Jesus está relacionado a todos os seres humanos. Isso é consistente com a imagem de Lucas de Jesus como o Salvador de todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário