Ezequiel 37
Reavivamento e União de um Povo

Ezequiel 37 se trata de uma promessa de restauração de Israel, tanto espiritual, reavivando a fé daquele povo quebrado e morto espiritualmente, como a restauração de um povo dividido em duas nações, Israel do Norte e Judá do Sul.
Ezequiel é um profeta do exílio. Foi levado para a Babilônia entre a primeira e a última deportação de Judá e é no meio desse caos que o livro de Ezequiel foi escrito.
Deus já tinha prometido que iria libertá los do cativeiro na Babilônia no capítulo anterior, no entanto havia dois motivos que impedia que isso acontecesse, tornando praticamente impossivel de que essa promessa se cumprise
I. Primeiro estavam totalmente perdidos no meio de seus inimigos, em uma terra que não conheciam, assim para aquele povo nada poderia ajudá los a voltar para casa, a situação era desanimadora, seu espirito estava abatido
Por essas razões,(v. 1-10) eles são, comparados a um vale cheio dos ossos secos de homens mortos que deveriam ser reunidos e ressuscitados, temos essa explicação nos (v. 11-14.).
II. Segundo aquele povo estava dividido entre si,mesmo no cativeiro ainda existia uma rixa entre Israel e Judá.
Através de uma atitude profética, Ezequiel ao juntar dois pedaços de madeira declara a futura união entre as nações de Israel e Judá (v 15-22.) en seguida o profeta pouco a pouco revela o reinado de Cristo que seria instalado (v 23-28.)
Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade?
Uma nação morta restaurada à vida.
Uma visão muito forte é também uma das passagens mais famosas de Ezequiel, que ilustra uma restauração de uma nação, social e espiritualmente.
Uma resposta do SENHOR a uma situação de profunda tristeza e de total desesperança de um povo no exílio (Ezequiel 33:10), que mais parecia com um cemitério de ossos secostrazendo-os de volta à vida por meio da palavra profética e como o poder do seu Espírito.
O texto da profecia conhecida como, o vale de ossos, pode ser dividido em duas partes: na primeira parte, Ezequiel descreve a visão (vs. 1-10); na segunda, vem a explicação do que significa aquela visão (vs. 11-14).
conheça o método de estudo bíblico que uso clique aqui.
EZEQUIEL 37 – Reavivamento e União do Povo de DEUS
A. Uma nação morta restaurada à vida.
1. (Ezequiel 37:1-3) O vale dos ossos.
A mão do Senhor veio sobre mim, e o Espírito do Senhor me levou a um vale cheio de ossos.
Ele me conduziu por entre os ossos que cobriam o fundo do vale, espalhados por toda parte e completamente secos.
Ele me perguntou: “Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? Eu respondi só tu o sabes”.
“A mão do Senhor veio sobre mim“, esta expressão, demonstra uma idéia de poder, podemos entender que Deus se revela de forma poderosa ao profeta, assim Ele pode falar e agir por meio do profeta(Ez 3.14,22; 8.1; 33.22; 37.1; 40.1.).
Apesar de que o texto não diz claramente ser uma visão fica implícito na frase “e o Espírito do Senhor me levou a” por tanto foi algo que Ezequiel viu no mundo espiritual.
Em sua visão Ezequiel foi levado a um vale, com uma vasta paisagem cheio de ossos secos, em um primeiro momento parece ser um cemitério, mas na verdade seria mais como um campo de batalha, onde os corpos daqueles que morreram em batalha ficaram estendidos!
“espalhados por toda parte e completamente secos.” Os ossos são o que resta quando a vida passa, Ossos secos não estão apenas mortos; eles estão mortos há muito tempo.
Os ossos secos representam os judeus no cativeiro; a fé deles estava completamente morta. Mas da mesma forma que Deus reviveu aqueles ossos que a muito tempo estavam secos
O Senhor traria vida novamente a seu povo morto espiritualmente.
“Esses ossos poderão tornar a viver ?’’
Ninguém poderia esperar que um esqueleto humano pudesse voltar a viver, ainda mais um vale cheio deles. Ezequiel responde a pergunta feita por Deus, confiando no Senhor “Eu respondi só tu o sabes”.
. (Ezequiel 37:4-6) Profetizando vida aos ossos mortos.
Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.
Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos Soprarei meu espírito e os trarei de volta à vida!
Porei carne e músculo em vocês e os cobrirei com pele. Darei fôlego a vocês, e voltarão à vida. Então saberão que eu sou o Senhor’”.
Novamente Ele me disse: “Profetiza a estes ossos, e dize-lhes: Ó ossos secos, ouvi a palavra do Senhor ! Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: “Certamente farei com que o fôlego entre em vós, e viverás. Porei tendões em ti e te farei carne, te cobrirei de pele e te fôlego; e você deve viver. Então você saberá que eu sou o SENHOR . ”
Deus ordena a Ezequiel algo que aos olhos humanos parece inútil “profetiza sobre estes ossos, v. 4″,
Ezequiel tinha deixado esse assunto para que Deus com sua sabedoria e poder resolvesse, então não tinha o que fazer além de obedecer, a ordem do Senhor
Confiando em Deus assim fez o profeta “Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos”.
“Soprarei meu espírito e os trarei de volta à vida!”
Esse ato de soprar o Espírito, nesse contexto quer dizer encher de vida algo inanimado, algo sem vida (cf. Gn 2.7; Jó 34.14-15; Sl 104.29-30).
Deus prometeu encher aqueles ossos secos com o fôlego de vida, refazer os músculos, carne e pele, o SENHOR realiza o que era impossível, aqueles ossos sem vida, sem esperança, agora retoma a vida que a muito tempo não existia.
Mais a frente vemos a explicação de que aqueles ossos secos representavam a condição espiritual do povo.
Essa visão se cumpre de forma parcial com o retorno do exílio (37:12). Israel teve um reavivamento, mas que só se completa com a entrega da vida pelo Espírito de Cristo (João 11:25-26;. Rom 8:9-17).
B. A união de dois reinos sob um rei.
1. (Ezequiel 37:16,17) Duas varas se tornam uma vara.
“Filho do homem, pegue um pedaço de madeira e grave nele estas palavras: ‘Isto representa Judá e suas tribos aliadas’. Depois, pegue outro pedaço de madeira e grave nele estas palavras: ‘Isto representa Efraim e as tribos do norte de Israel’.
Agora, segure-os juntos em sua mão, como se fossem um só pedaço de madeira.
“pegue um pedaço de madeira e grave nele estas palavras” Deus instrui Ezequiel a pegar dois pedaços de madeira e em cada um teria uma identificação diferente, um para Judá principal tribo do reino do sul e outro para Efraim principal tribo do reino do Norte(que é Israel),
Esse ato significa que os antigos reinos de judá e Israel agora seria um único reino
Apesar de Israel ter sido destruída cerca de 150 anos antes e de que aquele povo está espalhado pelas nações, Deus ainda os via como um povo, ainda que a nação não existisse mais.
muitos hoje se referem a eles como as dez tribos perdidas de Israel, mas não era bem assim para os profetas e o povo daquele tempo, porque eles entendiam a existência das dez tribos (Isaías 43 : 5-7; 49: 5-6 ; Jeremias 3: 12-15).
2. (Ezequiel 37:18-20) O significado das varas unidas.
Quando seus compatriotas lhe perguntarem o que isso significa,
diga-lhes: ‘Assim diz o Senhor Soberano: Pegarei Efraim e as tribos do norte, suas irmãs, e as juntarei a Judá. Farei delas um só pedaço de madeira em minha mão’.
“Em seguida, segure diante do povo os pedaços de madeira que você gravou, para que todos os vejam,
Israel tinha sido invadido e deportado pelos assírios pelo menos 150 anos antes, mas finalmente Deus iria restaurar aquele povo, não somente judá mas todas as tribos de Israel. Aquela divisão nos dias do Rei Roboão(1 Reis 12) seria passado pois Deus iria restaurar o que foi dividido.
3. (Ezequiel 37:21-23) A promessa de reunir, unificar e restaurar Israel.
e transmita esta mensagem do Senhor Soberano: Reunirei meu povo de Israel dentre as nações onde foram espalhados e os trarei de volta para sua terra.
Eu os reunirei em uma só nação nos montes de Israel. Um único rei os governará, e não serão mais divididos em duas nações nem em dois reinos.
Nunca mais se contaminarão com ídolos, nem com imagens detestáveis, nem com qualquer de suas rebeliões, pois eu os salvarei de sua apostasia pecaminosa. Sim, eu os purificarei; então eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
A restauração após o exílio na Babilônia foi apenas uma sombra dessa promessa. Esta foi uma promessa de trazer o povo judeu de entre as nações , de uma dispersão muito mais ampla do que o cativeiro da Babilônia.
Apesar das palavras do profeta e de várias tentativas, as divisões entre o norte e o sul permaneceram.
No período do NT, essas divisões eram bastante claras entre judeus e samaritanos.
Quer sejam os filhos de Israel ou os santos na igreja hoje, o Senhor deseja que Seu povo seja unido.
4. (Ezequiel 37:24-28) Davi, rei do Israel restaurado.
“Meu servo Davi será seu rei, e eles terão um só pastor. Seguirão meus estatutos e terão o cuidado de guardar meus decretos.
Viverão na terra que dei a meu servo Jacó, a terra onde seus antepassados viveram. Eles, seus filhos e seus netos viverão ali para sempre, de geração em geração, e meu servo Davi será seu príncipe para sempre.
Farei com eles uma aliança de paz, uma aliança permanente. Eu lhes darei sua terra e os multiplicarei e estabelecerei meu templo no meio deles para sempre.
Sim, eu habitarei no meio deles. Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
E, quando meu templo estiver entre eles para sempre, as nações saberão que eu sou o Senhor, que santifico Israel”.
Davi é uma prefiguração de Cristo, é muito comum na bíblia o Messias ser chamado de Davi, Jesus como homem vem de uma linhagem real, por ser descendente de Davi (Mateus 1:1-16).
Pode se dizer que Davi foi um bom rei, mas o Messias, que é Cristo é o Rei perfeito (Ap 17.14; 19.16).
Gostou desse Estudo e quer aprender mais sobre a Bíblia? Descubra aqui o método que eu uso para estudar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse com profundidade.
Você gostou desse estudo? Gostaria de aprender a estudar a Bíblia. Conheça aqui um método para estudar a bíblia de gênesis a apocalipse.

Baixe o E-book Gratuito de Como ler a Bíblia
– palavraaplicada.com/e-book-como-ler-a-biblia
Gostou do conteúdo?
Recomendo esse Vídeo para você! 


Conheça os Melhores cursos Bíblicos e Teológicos que indicamos
Curso de Interpretação Bíblica: palavraaplicada.com/curso-interpretacao-biblica
Curso de Pregação Bíblica: palavraaplicada.com/curso-de-pregacao-biblica
Curso de Hebraico Bíblico: palavraaplicada.com/curso-hebraico-biblico
Formação Teologica Essencial: palavraaplicada.com/formacao-teologica-essencial
11 comentários em “Ezequiel 37 – Reavivamento e União de um Povo”
Gostei muito da mensagem gosto dessa passagem Ezequiel 37 quero aprender mais passagem abençoada para nosso meios espiritual
Parabéns pela exposição me ajudou muito, que Deus abençoe o ministério de todos
Ainda acho um pouco complicado,ministrar sobre este texto
Gostei muito deste estudo.
gostei muito posso saber qual e seu ministerio
Meu Deus que estudo bíblico maravilhoso, eu estava orando e me veio esse capítulo de Ezequiel 37 fui pesquisar sobre o tema.
Muito bom esse estudo, preciso me aprofundar mais nas escrituras, espero mais estudos como esse! Deus abençoe sua vida
Amei o estudo,Deus te abençoe e te use cada vez mais na palavra!

Eu gostei muito desse segredo estudo bom que Deus abençoe sempre VCS AMÉM IGREJA
fica na paz
Olá!!! Eu gostei muito desse estudo através dele a nosso visão vai se abrindo e vc começa a ver a sua volta , basta uma palavra profética para que algo venha acontecer . Eu creio que Deus está levantando uma geração de profetas como Ezequiel nos quatro canto do mundo para profetizar sobre a nossa nação ou em qlq outro lugar onde Deus nos colocou em nome de Jesus ….. Temos que dar resultado.
Apaz do Senhor !!!!!! Gostaria de receber esse estudo por emil.